x
(11) 9 1027-5570
Sintomas de estresse: tensão emocional que perturba a mente e o corpo!

Sintomas de estresse: tensão emocional que perturba a mente e o corpo!

Blog | Por: Eduardo | 16/12/2021

Os sintomas de estresse podem variar bastante de pessoa para pessoa. Porém, sempre há elementos comuns: o corpo dói, a saúde se deteriora e a mente, exausta e quase no limite, cai no desânimo absoluto.

Os sintomas de estresse às vezes podem ser tão inesperados quanto perigosos. Inflamações, problemas respiratórios, dores de cabeça, falhas de memória… O problema se agrava quando essa tensão psicológica é mantida ao longo do tempo, quando não estabelecemos limites e a mente cai em um estado de desamparo contínuo. Aprender a controlar o estresse antes que ele nos controle é essencial. Poderíamos dizer com segurança que o estresse é uma doença, pelo menos em parte, socialmente aceita. Normalizamos essa condição a ponto de muitos trabalhadores ficarem muito estressados devido aos seus trabalhos. Temos até crianças do ensino fundamental com o mesmo nível de estresse de seus pais. Além disso, há também aquelas pessoas que cronificaram essa realidade psicológica de tal forma que nem mesmo sabem que a origem daquela úlcera no duodeno não se deve apenas a uma alimentação inadequada. Diante de tudo isso, as instituições médicas nos alertam para algo muito específico.

A maioria de nós não tem consciência dos sintomas do estresse. E se os percebemos, não lhes damos a importância que merecem até que se passem seis meses ou um ano. É quando vamos ao clínico geral e descobrimos condições como hipertensão, diabetes e doenças autoimunes, como a dermatite atópica. Vamos manter isso em mente. Não devemos deixar para amanhã o mal-estar que sentimos hoje. A detecção precoce do estresse nos permitirá gerenciar e prevenir com mais eficácia o que já é considerado uma epidemia global.

A tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é”.-Provérbio chinês-


Compartilhe