x
(11) 9 1027-5570

O que são drogas ?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (O.M.S), droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que introduzida ao organismo modifica suas funções. As drogas são um dos maiores problemas atuais da sociedade, principalmente devido à disposição do dependente de fazer basicamente qualquer coisa para obter a droga. Diversos motivos podem levar uma pessoa a usar drogas. Muitos dão seu primeiro passo pela curiosidade, em busca de diversão, porque os amigos apresentaram, por esforço para melhorar o desempenho atlético ou escolar, para aliviar o estresse, a ansiedade ou a depressão.

O uso casual não progride automaticamente ao vício, mas não há critérios mensuráveis para definir que o abuso passa a ser problemático. Esteprocesso é pessoal e único. O abuso de drogas e a dependência química tem menor relação com a quantidade ou frequência de consumo e maior relação com o impacto deste abuso na saúde, na família, nos relacionamentos, no trabalho e nos estudos. Se o abuso das drogas causar problemas recorrentes na vida da pessoa, ela passa a condição de dependente químico.

Nós podemos lhe ajudar . . . Ligue AGORA para (11) 9 1027-5570.

Por que alguns usuários de drogas se tornam dependentes químicos ?

Tal como acontece com muitas condições e doenças, a vulnerabilidade à dependência varia de pessoa a pessoa. Seus genes, ambiente de saúde familiar e mental, todos desempenham um papel importante na causa do vício. A dependência química é uma doença séria e complexa caracterizada pelo uso compulsivo e descontrolado de drogas. Embora cada droga produza efeitos físicos distintos, todas as substâncias químicas podem alterar permanentemente o funcionamento do cérebro e a personalidade do dependente. O uso da droga causa um aumento nos níveis de dopamina no cérebro, que desencadeiam sentimentos de prazer.

Ao se tornar dependente de substâncias químicas, a droga assume um papel de importância na sobrevivência, semelhante a comer e dormir. O adicto passa a experimentar o desejo incontrolável de consumir a droga e ela ganha o ?status? de essencial no dia a dia. Toda a atividade passa a incluir a droga como peça central, razão de marcar encontros e agendar compromissos, relegando saúde, família, amigos e carreira ao segundo plano.

A vontade de usar a droga é, então, incontrolável, e o dependente encontra maneiras de justificar o vício, subestimando as doses crescentes consumidas e o impacto negativo em sua vida. Ao preencher uma necessidade até então desconhecida na vida de uma pessoa, a droga ganha a confiança do dependente para ser a fonte de solução para os seus anseios e sua felicidade. Este vazio, que ela parece preencher, torna-se extremamente perigoso e prejudicial. Em seguida, há a negligência das obrigações profissionais, familiares e sociais. Depois, o imediatismo presente no comportamento do dependente químico torna as relações explosivas, agressivas e, consequentemente, desgastadas. O corpo inicia o processo de entropia inevitável, com a saúde cada vez mais frágil.

O apoio da família para a recuperação do dependente químico é fator chave na reabilitação. O abandono dos parentes acelera a associação definitiva da droga no papel principal de sobrevivência do organismo dependente.

Drogas são substâncias que produzem mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional das pessoas. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características de quem as usa, da droga escolhida, quantidade, frequência, expectativa e circunstância em que é consumida.

Áreas afetadas pelo consumo de drogas

BIO: biológica

Sabemos que as drogas causam uma série de danos à saúde do indivíduo, isso inclui, principalmente, danos ao coração, pulmão, rins, estômago, fígado e cérebro. Apesar do grande prejuízo, normalmente, quando não há danos irreversíveis, a parte física é a mais rápida de se recuperar. É a primeira parte a ser tratada através, principalmente, da cessação da ingestão da substância, de uma alimentação nutritiva, atividade física, o sono regular e todos os cuidados médicos necessários. Em cerca de dois a três meses já não se percebe que o indivíduo fazia o uso de álcool e/ou outras drogas.

PSICO: Psicológica

Baixa autoestima, descontrole emocional, pensamento distorcido, depressão e ansiedade são alguns dos danos que a droga e o estilo de vida do dependente químico causam na mente.

SOCIAL: Vida Social

Trabalho, escola, família, relacionamentos, etc.

Com a progressão da doença o indivíduo começa, naturalmente, a selecionar ambientes que aprovam seu consumo, se afastando de ambiente saudáveis. Com o aumento do tempo necessário para uso, decorrente do desenvolvimento de tolerância, ele prejudica sua capacidade de trabalhar, estudar ou manter qualquer atividade que exija pontualidade e disciplina. O relacionamento familiar piora no mesmo padrão em que a doença progride, a família às vezes se torna um inimigo, um obstáculo entre o dependente e a droga.

Aqui você pode falar . . . Ligue agora mesmo (11) 9 1027-5570.

Nosso Blog

Acompanhe nossas últimas postagens.

{ultimos_blogs}
Blog Drogas

Eduardo
Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
{/ultimos_blogs}