As drogas não são tão perigosas como se diz. É sempre possível controlar o seu consumo...
Mito ou Verdade? Mito – O consumo de drogas é muito imprevisível. Qualquer um de nós pode tornar-se dependente. Evite experimentar!
Mito ou Verdade? Mito – Os motivos relacionados com o consumo de drogas, variam de pessoa para pessoa e podem ser diversos. Por exemplo: curiosidade, pressão dos amigos, desejo de viver novas experiências, desejo de questionar e transgredir regras, etc.
Mito ou Verdade? Verdade – O consumo de drogas ocorre em todos os níveis socioeconômicos e, por isso, não pode ser considerado um problema diretamente associado à falta de recursos econômicos.
Mito ou Verdade? Verdade – É frequente associarmos o consumo de drogas à substâncias proibidas por lei. No entanto, algumas das drogas mais consumidas na nossa sociedade, são o álcool e a nicotina, cujo consumo é permitido legalmente.
Mito ou Verdade? Mito – A adicção é uma doença crônica e o tratamento, embora possa ser longo e difícil, tem todas as possibilidades de sucesso, quando há motivação do próprio paciente, acompanhamento técnico adequado e apoio dos familiares e amigos.
Mito ou Verdade? Mito – Os efeitos dos alucinógenos são muito imprevisíveis, podendo dar origem a experiências muito desagradáveis e até assustadoras, como por exemplo: perda completa do controle, desorientação, agitação, estado de pânico, sensação de perseguição e daí por diante.
Mito ou Verdade? Verdade – Os efeitos e as consequências da utilização de drogas, dependem de três fatores: a substância, a pessoa que a consome e o contexto em que é consumida.
Mito ou Verdade? Verdade – A nicotina é uma substância psicoativa presente no tabaco, com efeitos estimulantes no Sistema Nervoso Central (SNC) que causa enorme dependência. Quando se para de fumar, os sintomas de abstinência manifestam-se, tais como: intranquilidade ou excitação, ansiedade ou agressividade, dificuldade de concentração, aumento do apetite, dentre outros.
Mito ou Verdade? Verdade – Apesar de ser comumente inalada, a cocaína também pode ser injetada. E, qualquer droga injetável (cocaína, heroína, etc), pode causar a transmissão de diversas infecções, como o vírus do HIV e hepatite B e C, caso as seringas e os demais instrumentos de utilização, sejam partilhados e não esterilizados.
Mito ou Verdade? Verdade – Não é aconselhável consumir ecstasy em qualquer circunstância. Associar ecstasy com bebidas alcoólicas ou muito açucaradas, aumenta a probabilidade de desidratação e pode apresentar consequências mais críticas para a pessoa.
Mito ou Verdade? Mito - O ecstasy causa danos cerebrais irreversíveis, mesmo quando consumido esporadicamente. Pode provocar inúmeros problemas, como por exemplo: deterioração da personalidade, ansiedade, ataque de pânico, depressão, psicose, AVC e até morte súbita por colapso cardiovascular.
Mito ou Verdade? Verdade – A mistura de álcool com certos tipos de medicamentos pode intensificar o seu efeito e causar reações muito negativas.
Mito ou Verdade? Mito – Apesar do álcool induzir a um estado inicial de inibição e euforia, trata-se de uma substância depressora do Sistema Nervoso Central (SNC) que causa sonolência, visão turva, descoordenação motora e muscular, diminuição da capacidade de reação, atenção e compreensão, amnésia, fadiga muscular, entre outros.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo de cannabis pode provocar dependência física e psicológica, embora a dependência física seja menos acentuada que a dependência psicológica. Ao estancar o processo de consumo, temos sintomas de abstinência, como: ansiedade, irritabilidade, insônia, diminuição do apetite, dentre outros.
Mito ou Verdade? Verdade – A metadona é um opiáceo tal como a heroína. A sua administração terapêutica, tem como objetivo evitar que a pessoa tenha sintomas de “ressaca” após parar o consumo de heroína. Como não produz os mesmos efeitos psicológicos que a heroína, e exige normalmente uma única dose diária, é compatível como uma vida ativa, estável e organizada.
Mito ou Verdade? Mito – A heroína é sempre perigosa, independentemente da forma como é consumida.
Mito ou Verdade? Mito – O THC, princípio ativo da marijuana, acumula-se nos tecidos adiposos (gorduras) do organismo e, por isso, pode ser detectada em uma análise de urina durante dias, até meses, dependendo da quantidade e frequência do consumo.
Mito ou Verdade? Mito – A cannabis é ilegal, embora o seu consumo não seja considerado um crime, passível de punição. Se a pessoa tiver em sua posse, uma quantidade limite permitida por lei, será considerada consumidora, e não traficante. No entanto, pode ser penalizada com outros tipos de sanções, não necessariamente a prisão.
Mito ou Verdade? Verdade – A concentração de álcool no sangue é influenciada pelo gênero. O álcool, é absorvido mais rapidamente nas mulheres, porque estas, apresentam os maiores níveis de gordura no organismo. Contudo, o nível de intoxicação alcoólica, também depende do peso do indivíduo, da quantidade de álcool consumida e da rapidez do consumo.
Mito ou Verdade? Verdade – A cocaína é uma das drogas que, mais facilmente, cria dependência psicológica, mesmo quando consumida em poucas ocasiões. A curta duração dos seu efeito, provoca um enorme desejo de repetir o consumo e, facilmente, dá origem a utilização compulsiva.
Mito ou Verdade? Mito – O tabaco não tem propriedades relaxantes porque é um estimulante. A aparente sensação de alívio que se sente ao fumar um cigarro, deve-se à supressão dos sintomas de abstinência produzidos pela falta de nicotina no cérebro.
Mito ou Verdade? Mito – A dependência do tabaco é difícil de interromper, e para deixar de fumar, há de se conscientizar seriamente sobre isso.
Mito ou Verdade? Mito – É certo que, quando se deixa de fumar, a dependência à nicotina provoca mal-estar. No entanto, é uma sensação temporal, uma vez que os benefícios são evidentes e aparecem poucos dias após abandonar o consumo.
Mito ou Verdade? Mito – Este mito é usado com frequência para não deixar de fumar. O abandono do tabaco pode levar a um aumento do peso, devido a maior ansiedade provocada pela síndrome de abstinência, à melhoria do paladar e do olfato, que podem contribuir para um aumento do peso. No entanto, não se esqueça que, só engorda conforme aquilo que se come. Realize uma alimentação adequada e exercício físico moderado.
Mito ou Verdade? Mito – O dano que o álcool provoca, depende do padrão de consumo, ou seja, da quantidade (maior quantidade, maiores danos) e da intensidade (a mesma quantidade de bebida em menos tempo é mais prejudicial). Há o risco de tornar-se um hábito, fazendo com que o indivíduo não consiga mais se divertir sem ingerir bebida alcoólica.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo excessivo de álcool produz a perda de controlo sobre as emoções e sentimentos. Apesar de provocar, em uma fase inicial, efeito de euforia, o álcool tem consequências perturbadoras e depressoras. Essa sensação inicial de bem-estar, rapidamente se transforma em um estado de depressão. O álcool produz uma maior fadiga física e maior sonolência. Também origina uma diminuição da força e coordenação motora.
Mito ou Verdade? Mito – O álcool produz uma sensação momentânea de calor, devido à dilatação dos vasos sanguíneos e porque o sangue “migra” para a superfície da pele. No entanto, em pouco tempo, a temperatura interior do corpo diminui e a sensação de frio é maior. Por isso, em situações de embriaguez, devemos abrigar e proporcionar calor à pessoa e nunca tentar despertá-la com duchas frias.
Mito ou Verdade? Mito – O álcool engorda, mas não alimenta. Pelo contrário, aumenta a produção de gordura no organismo.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo abusivo de álcool, dificulta ou impede uma relação sexual plena. Inclusive, pode provocar impotência e outras disfunções.
Mito ou Verdade? Mito – Consumir bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, compromete a capacidade de concentração, atenção, da motricidade e do tempo de reação. Além disso, a diminuição dessas capacidades, não é percebida pelo consumidor que, muitas vezes, até considera que estejam mais evidenciadas.
Mito ou Verdade? Mito – Não existe relação entre força/virilidade para consumir bebida alcoólica em maior quantidade. Tal característica, deve-se ao fato do organismo estar acostumado. Desenvolver tolerância ao álcool, não significa que exista um dano menor, ao contrário, há um risco maior para dependência e tornar-se alcoólico.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo de cannabis provoca alteração no funcionamento normal do cérebro.
Mito ou verdade? Mito – As drogas mais consumidas entre os jovens são o álcool e o tabaco, e são legais.
Mito ou Verdade? Mito – O uso médico da cannabis, é empregue de forma controlada em doentes terminais, e não tem nada a ver com o seu consumo recreativo.
Mito ou Verdade? Mito – A cannabis, contém componentes cancerígenos existentes no tabaco e em maior quantidade, cerca de 50% a mais. Além disso, a forma de consumo (aspirada sem filtro e de forma mais profunda), aumenta o risco de desenvolver cancro. Tem efeito broncodilatador, o que favorece a absorção das substâncias tóxicas, inclusive, é prejudicial para os fumadores passivos.
Mito ou Verdade? Mito – A cocaína tem um efeito estimulante passageiro (30/60 minutos). Depois, provoca cansaço, decadência e depressão.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo abusivo produz irritabilidade e agressividade. O relacionamento social de quem a consome, também sofre as consequências.
Mito ou Verdade? Mito – O consumo frequente de cocaína diminui o desejo sexual, ocasiona problemas de ereção e ejaculação precoce nos homens, podendo levar à impotência e infertilidade.
Mito ou Verdade? Mito – Consumir todos os fins de semana, pressupõe mais de 100 dias por ano, o que corresponde a um risco enorme. Não podemos descartar que, os efeitos se prolongam e afetam os dias seguintes também.
Mito ou Verdade? Mito – A heroína, seja qual for a condição de consumo, produz uma forte dependência. Fica ainda mais acentuado, quando se passa para a via injetável, buscando efeitos mais intensos com a mesma quantidade.
Mito ou Verdade? Mito – Os efeitos negativos que se produzem imediatamente após o consumo, são reconhecidos pelos próprios consumidores. Assim mesmo, os consumidores crônicos admitem graves problemas sobre a saúde física, mental e também sobre a sua vida social.
Mito ou Verdade? Mito – Os consumidores desconhecem tanto a composição exata da substância que ingerem, como as adulterações e as doses reais que consomem.
Mito ou Verdade? Mito – Ainda que, em um primeiro momento, seja utilizada como ajuda para facilitar a aproximação sexual, a realidade é que está longe de favorecer a relação sexual, dificultando o orgasmo e, nos homens, ampliando o risco de episódios de impotência. Além disso, o seu uso crônico, produz uma redução do interesse pelo sexo e pelo prazer que este produz.
Mito ou Verdade? Mito – É a partir da primeira experiência que começa o consumo de drogas. O risco, é passar do consumo esporádico para o compulsivo, tornando-se, assim, refém de uma substância que só irá trazer consequências negativas ao organismo.
Mito ou Verdade? Mito – Com dezesseis anos, já se é responsabilizado (legalmente) pelo consumo, posse ou plantação de substâncias ilícitas.
Mito ou Verdade? Mito – Não é o consumo em si que provoca doenças como a sida e a hepatite, mas sim, o comportamento associado ao consumo, como por exemplo: o compartilhamento da seringa, algodão, tubo ou qualquer material utilizado para o consumo, a relação sexual desprotegida e o contato com sangue contaminado.
Mito ou verdade? Mito – A diversão da festa, depende da nossa capacidade de relacionamento e interação.
Mito ou Verdade? Mito – Os motivos para o consumir drogas, variam, de pessoa para pessoa. Exemplo: curiosidade, pressão dos amigos, desejo de viver novas experiências, desejo de questionar e transgredir regra e daí por diante. Muitos, procuram nas substâncias um efeito “mágico” que lhes proporcione lidar com a realidade sem sofrimento. A verdade é que, os problemas não desaparecem, as substâncias não resolvem absolutamente nada e, com o consumo mais expressivo, se perde a capacidade de lidar com a realidade.
Mito ou Verdade? Mito – Segundo a organização Mundial da Saúde, "droga", é toda a substância, natural ou sintética, que altera o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), deprimindo-o, estimulando-o ou criando condições psicóticas. Portanto, não existe droga leve ou pesada. O seu consumo é que poderá ser considerado leve ou pesado, avaliando a quantidade e a frequência com que é consumida.
Mito ou Verdade? Mito – O tabaco é a primeira causa de morte nos países industrializados. Um, em cada dois indivíduos que fuma, morre por questões relacionadas ao tabaco. Os “passivos” também estão expostos ao fumo do cigarro, sofrendo efeitos imediatos, como: irritação nos olhos, tosse, dor de cabeça, problema cardíaco e respiratório.
O EDS TRATAMENTOS, em parceria com as unidades clínicas credenciadas, oferece toda a infraestrutura necessária ao tratamento para a recuperação de dependentes químicos, tanto por vício em álcool como pelo uso descontrolado de drogas e entorpecentes. Além do espaço físico — interno e externo — adequado à segurança da internação, o tratamento é coordenado por psiquiatras especializados e respeitados nesse ramo. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Por meio de um trabalho sério e dedicado, nossos profissionais têm garantido o necessário suporte à recuperação de doenças causadas pelo uso de substâncias químicas. Agora que você já sabe como a cocaína é prejudicial à saúde, não deixe para amanhã: faça contato com o EDS TRATAMENTOS agora mesmo, e conheça o programa especializado no processo de recuperação do paciente.
WhatsApp: (11) 9 1027.5570
https://www.edstratamentos.com.br/
Acompanhe nossas últimas postagens.
Bêbado, drogado e viciado. Quem nunca ouviu estes termos sendo utilizados para julgar uma pessoa?
Ao tratar um dependente químico, toda a família passa também por um processo de cura.